14 junho 2011

Diversificação agricola: tomate capucho

Diversificação agricola

Nome Popular: Fisalis, Camapú, Bucho-de-rã, Joá-de-capote, Juá-de-capote, Mata-fome, Canapum, Camapum, Bate-testa, Juá-roca, Saco-de-bode, Alquenquenje, Erva-noiva, Cerejas-de-judeu, Balão, Tomate-lagartixa, Tomate-barrela, Tomate-capucho, Capucho, Juá-poca, Camaru, Fisales, Físalis


O gênero é caracterizado pelo laranja pequenos frutos semelhantes, forma, tamanho e estrutura para um pequeno tomate , mas em parte ou totalmente fechado em uma casca de papery grande derivada do cálice .

O típico Physalis fruta é semelhante a uma empresa de tomate (de textura) e, como morangos ou outra fruta de sabor, pois eles têm um refrescante, acidez suave. A maioria - mas não todas - as espécies physalis produzem frutos comestíveis, com sabor lembrando de uma base de tomate / abacaxi-como mistura. Algumas espécies, como cassis capa e tomatillos tem numerosas cultivares nomeado, que oferecem uma variedade de sabores de torta de doces a salgados. Physalis fruta tem cerca de 53 kcal por 100 gramas, [ 4 ] e são ricos em criptoxantina .

Os fruto dos Physalis são bonitos, ricos em vitaminas C, A e mineirais e têm sabor ácido e doce, sendo amplamente utilizados in natura, simplesmente banhados em chocolate ou envolvidos com creme chantilly.

Na medicina chinesa , a Physalis é usado como um remédio para abcessos, tosse, febre e dor de garganta, entre outros.

http://en.wikipedia.org/wiki/Physalis

9 comentários:

Gisa disse...

Nem fazia ideia da existência...
Gostei.
Um grande bj

Janita disse...

Tal como lhe disse, cá estou eu encantada da vida por estar a regenerar a minha cultura geral, através deste conhecimento, extraordinário, da cultura agrícola. Nomeadamente, esta qualidade tão rara e especial de tomates.
Vendo que esta espécie de fruta é rica em criptoxantina e não fazendo eu a mínima ideia do que isso era ( peço desculpa pela minha ignorância) fui informar-me. Agora não só já sei o que é, não o digo porque isso pode parecer-lhe que estou a querer ser mais papista que o Papa, como também fiquei a saber em que alimentos mais se encontra.
A minha pena é não saber onde poderei encontrar esta variedade de tomate, que os chineses, espertos como são, já usam para efeitos curativos.
Resta-me agradecer-lhe o prazer que me proporcionou esta estupenda lição agrícola.
Gostei imenso.
Bjo.

Catarina Reis disse...

Não conhecia, pode ser cultivado no quintal?? Beijos

M. disse...

Há muitos que os chamam de "os frutos dos bolos..."

lol


Não aprecio muito. Gosto da estéica:)

Tio do Algarve disse...

Quando estão maduros ficam amarelos, não é?

Fê blue bird disse...

É a primeira vez que vejo tal fruta, e como curiosa que sou, também fui pesquisar e alarguei a minha cultura geral.

beijinhos

Unknown disse...

Será que dá para plantar em vaso? ;)

Toste disse...

Ao procurar tomato de capucho tambem descobri este blogo que muito me iteressa.
Pois sou cultivador de tomato capucho em estufas com a finelidade de fazer doce que é uma delicia e adquiri as semetes de tomate capucho na América e faço o doce mesmo com ele verde Okey.
Cup para todos os que visitem este blogo. Toste Mendes-Açores Ilha das FFlores

Unknown disse...

Passei minha infância toda me deliciando com estas deliciosas frutinhas, que tem sabores diferenciados, pois a vários tipos e sabores e texturas.