14 setembro 2009

antes que comece a escola



Na foto: Figo ou Bebras da Pretas
Antes que comece a escola
Agora vêm psicólogos, professores universitários, pedagogos, pedopsiquiatras e outros tantos comentadores e pessoas de gabinetes preconizarem uma transformação para uma escola sem manuais, sem trabalhos de casa, sem exames, sem chumbos e sem trabalhos para os alunos ( nada de cópias, ditados, tabuadas...). Uma escola moderna onde os alunos irão para a escola de mãos abanar, como quem vai para um Centro Comercial. Uma escola onde o aluno bate no professor e não é culpado, por questões de ordem psicopedagógicas. O menino cuidadinho não pode fazer os trabalhos de casa porque chega a casa cansado de passear na escola. Onde os pais não têm dinheiro para livros e têm dinheiro para PlayStation, telemóveis e outros materiais descartáveis e caríssimos. Uma escola onde não se responsabiliza o pais pela educação dos seus filhos.
Muitos esgrimem que pela Europa fora existem destas experiencias que resultam. Porém, seria importante verificar se os alunos estão preparados, se a escola está estruturalmente preparada para a mudança. Pois não deveríamos de ter já uma escola alicerçada no respeito, no rigor, na exigência, na responsabilidade e no trabalho.
É esta a sociedade que queremos construir:
- Então, força.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu aassumo que sou antiquada...!
Eu sou do tempo em que havia respeito pelos nossos superiores: em casa os pais, fora as pessoas mais velhas e na escola os professores!
Gostaria que este tempo de respeito voltasse e também que os professores tivessem mais "poder" sobre os alunos, apesar dos traumas psicológicos (deste tempo modernos).
Eu por acaso não fui castigada na escola, mas tenho colegas da primária que o foram e hoje não apresentam qualquer trauma e sequela por tal castigo...
Agradeço alguns castigos que tive, e disse alguns porque houve um, em que levei uma sova por me acusarem injustamente, mas lá veio o dia em que eu (ainda pequena) provei a minha inocência, mas como "palavra dita e pedra atirada não volta atrás". A sova que levei, tava dada, sofrida e nunca esquecida.
Para terminar gosto de Bebras pretas, mas aqui no Sul elas aparecem muito mais cedo (Agosto).
MFCC

Anónimo disse...

*Assumo (errata)
MFCC

Anónimo disse...

Conheço uns pedagogos e uns pseudo-intelectualóides que não gostariam de ler isto...LOL...e a trabalhar, continuamos (a tentar favorecer uns - alunos - e a "desprezar" a opinião de outros - todos os "pseudos" que conheces).

IC