11 maio 2009

Mamoeiro


Mamoeiro
Esta árvore, talvez devido à sua nomenclatura de natureza política, produz todos os anos mamões.
Vejamos o que a wikipedia diz sobre esta planta.


“ Mamão, papaia ou ababaia é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores das espécies do gênero Carica, especialmente de Carica papaya. Em Angola e Moçambique utilizam-se os termos mamão / mamoeiro para identificar o fruto mais arredondado, identificando papaia / papaeira com o fruto mais alongado e mais adocicado. São bagas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada. Sua polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por um arilo transparente.
Mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.”

PS Vejamos se estarão maduros na altura das eleições.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sabia que é dos frutos que tem mais vitamina C?
É pena ser uma árvore frágil e de pouca duração (máximo 5 anos).
Adoro a polpa quer natural, em salada ou em sumo!
MFCC

Anónimo disse...

P.S. do P.S.* - Na altura das eleições de certeza que as papaias vão estar maduras, consumiveis e comestiveis, porque aqui nas minhas bandas (Sudoeste), há durante quase todo o ano.
Mas claro com mais produção no verão...
(*nada político é 1 Post Scriptum)
MFCC