13 janeiro 2008

Para quando o novo aeroporto em Lisboa?


A grande pergunta a fazer sobre o novo aeroporto de Lisboa, não é onde fazer, nem como construir, mas sim quando é que estará pronto?
Há cerca de 10 ano foi pensado construir o aeroporto na Ota e andámos até hoje a discutir , a analisar, a fazer estudos técnicos e ambientais, a dar pareceres, a criar comissões para agora fazê-lo noutro lugar. Acho que não é necessário tanto tempo para fundamentar decisões técnicas, teóricas ou políticas. Agora, não fazendo na Ota, o Governo tem de recompensar os autarcas da zona oeste. Então , esta primeira parte/Ota foi para os apanhados!
Estamos em Janeiro de 2008 e parece que o novo aeroporto será construído em Alcochete, na Margem Sul, juntamente com uma nova travessia do Tejo. Será que agora segue-se 10 anos de discussões, estudos , comissões, orçamentos, debates e aprovações para em 2018 lançar o concurso público para a construção efectiva do novo aeroporto, ou este Governo irá a curto prazo desempenhar um dos poderes para o qual foi eleito: poder executivo, executando o projecto do novo aeroporto de Lisboa.
Assim, pelas minhas contas de simples cidadão e percebendo um pouco da burocracia e do funcionamento das instituições em Portugal , prevejo a inauguração do novo aeroporto de Lisboa para no mínimo dos mínimos em 2025 com uma derrapagem orçamental do costume . Nesta previsão excluo a hipótese de uma mudança de governo trazer alterações profundas, tais como, não fazer o aeroporto.
E Portugal é isto, passamos demasiado tempo ( 20 anos) a discutir, a analisar, a estudar e a comentar uma grande obra de interesse para o país que ainda está para fazer e depois ficamos admirados e tristes por estarmos na “cauda” da Europa. Aguardemos, também, pela questão do TGV.

7 comentários:

Anónimo disse...

A minha pergunta ainda não é nenhuma destas...
É:
Quanto nos vai custar?
E mais esta, para quê + 1 aeroporto, se este está bom e bem situado?
Sem respostas...
MFCC

Anónimo disse...

Viva a Ota!
Já agora, quem reparou na frase da t-shirt do Nuno Makl da OT, onde se lia:
"Ota
Vende-se terreno
Bom preço"
Até comprava se tivesse mto €€
MFCC

Anónimo disse...

Já agora e o "deserto da margem Sul"?
É o "Oasis" do campo de tiro de Alcochete...?
O ex-libiris do oasis (Alcochete)... e dos ricos donos dos terrenos (disse ricos donos e não donos ricos, que se vão encher de papel...
MFCC

Anónimo disse...

Nao interessa onde mas precisamos mesmo de um novo aeroporto, MFCC, quanto é que "nos custou" o aeroporto do Funchal?
a inveja é pecado...
Nuno Pereira

Anónimo disse...

É verdade!
Mas, não é com inveja que faço estes comentários...
Atenção!
Eu não disse para não se fazer 1 aeroporto...
Quanto nos vais custar este, porque tem de haver + infra-estruturas.
O aeroporto da Madeira foi caro, mas é eficaz, tinhamos de ter 1 obra assim...
Foi talvez quem lhe deu "terra firme" para aqui vir ter...
Já agora o meu comentário, foi em seguimento as alternativas de construção e já agora...
Quanto + tarde se fizer + caro vai ser...
E não é inveja!
MFCC

Anónimo disse...

É incrivel até já aqui se discute o aeroporto.
aproveitem este Blog para outros temas fins e nao para temas que somos bombardeados a toda a hora pelos meios de comunicação.
Um beijo para todos
Carla Louro

Anónimo disse...

Tive a sorte de a minha mãe me "parir" aí nao precisei do aeroporto, saí para cá porque vejo a minha terra sempre na mesma nem de presidente conseguimos mudar, e custa ver criticar quando os outros evoluem. MFCC(com todo o respeito pela sua pessoa) se um dia o seu coração se apaixonar por alguem ou algo fora da Madeira vai ver o quanto limitados estamos em espaço e desenvolvimento aí na Madeira.
Nuno Pereira (madeirense sempre)