28 março 2007

Salazar ou Salazarismo



No passado Domingo, dia 25 de Março os telespectadores da RTP escolheram entre os 10 finalistas o "Grande Português":António de Oliveira Salazar ( 41,0%).
Em primeiro lugar, acho que o voto dos telespectadores não só foi democrático, entenda-se por consciente e livre, como também inteligente, na medida em que mostra uma lição aos actuais políticos, que a exemplo de Salazar deveriam de ser mais rigorosos, menos corruptos, e menos interesseiros, ou seja, deveriam servir o país e não servirem-se do país.
Em segundo lugar, os votantes no Salazar souberam distinguir a personagem do sistema, pois aqui não está em causa a apologia da ditadura fascista, mas sim os valores de trabalho , rigor e simplicidade de um homem. O 25 de Abril está consumado. No entanto, a evolução democrática dos últimos 30 anos enveredou para a falta de responsabilidade (veja-se a justiça e a fuga aos impostos) e a falta de respeito (quem respeita a polícia ou os professores!), estando a liberdade a roçar a libertinagem.
Sendo assim, a personagem Salazar preconiza valores que, por mais paradoxal que seja, fazem falta à sociedade portuguesa actual e sobretudo aos políticos.
Não confundir árvore com a floresta.

Sem comentários: