22 janeiro 2007

Sídrome do muro


Síndrome do muro: O muro é um objecto físico que nos permite estar para lá, para cá, ou ainda, em cima. Digamos a priori que as ideias e os conceitos esbatem-se pela teoria da relatividade. Contudo, verifica-se que muitos não tem valores predefinidos, ou seja, optam conforme as circunstâncias. Pois, estando de um lado falam mal do outro e estando no outro falam mal dos anteriores. Poderia-se dizer que a síndrome do muro é uma “patologia” humano em que os indivíduos com dificuldades na coluna vertebral tomam posições contrárias conforme o contexto em que estão inseridos. Esta atitude permite retirar vantagens dos dois lados, constituindo assim de certa forma uma adaptação do ser humano conforme a teoria da evolução de Charles Darwin
Uma das coisas que me deixa perplexo é verificar que no antes do 25 de Abril, observava-se um Portugal ditatorial , cheio de opressão, cheio de medo, e depois do 25 de Abril de 74, muda-se para a liberdade e todos sofreram opressões . Agora urge perguntar onde está a máquina salazarista: o governo, a polícia, o partido, morreram todos . Os PIDES? Desapareceram. Ou a malta passou toda para este lado do muro.
Concluindo, o síndrome do muro será um estado do politicamente correcto ou um estado de cobardia? Conforme Darwin, diria que se trata de uma adaptação do ser humano. Vejamos mais exemplos. Os estados unidos em tempos apoiaram o Saddam Hussein e agora matam-no; os treinadores de futebol e jogadores dizem mal dos clubes por onde passaram…

1 comentário:

Anónimo disse...

Definitivamente o Zé da chada tounou-se um pensador/poeta...força

MF