04 janeiro 2007

fui dar sangue


Fui dar sangue. Não sei se estava bom, mas fui.
Diria eu: sangue do meu sangue, ou ainda, vou dar sangue para ter duas dias de descanso, mas não, fui dar sangue. Também diga-se a verdade não tinha nada para fazer nesse momento. Fui com um dador e pensei que também podia dar sangue e entrei pela primeira vez . Dei o meu nome e outros dados pessoais e aguardei pela enfermeira. Após aguardar vários minutos no corredor, entrei no gabinete da enfermeira e esta disse-me: “ lave as mãos com os pés”. Eu ri . No entanto, a enfermeira explicou-me que deveria carregar numa alavanca com os pés, que simultaneamente sairia água da qual lavaria as mãos e assim o fez. Fiz alguns testes e voltei a esperar na corredora pela médica. E depois, como dizem os miúdos, a médica chamou pelo meu nome e eu , olhei para os outros todos que esperavam e como nenhum levantou-se, vi logo que era eu. Quanto à médica respondi-lhe na linguagem do totobola.
Dirigi-me para a sala de dar sangue e deparei-me com várias cadeiras vazias, apenas uma estava ocupada pelo dador que falei atrás. Este estava confortavelmente deitado na cadeira com uma mangueira a retirar-lhe sangue, para uma bolsa que encontrava-se num recipiente a abanar. Aliás, havia duas bolsas uma pequena e outra grande. E agora era a minha vez.
Pela insistência das enfermeiras parecia que era importante ter comido alguma coisa antes, mas eu tomei apenas um café e uma bolacha, pois não conseguia tomar mais nada. Com a orientação da enfermeira, deitei-me na cadeira e preparei-me para dar sangue. Uma dúvida: porque é que as enfermeiras ao falar da picada da agulha já estão a mete-la na veia? E lá estava eu a dar o meu sangue para dois sacos. Sentado confortavelmente senti apenas uma sensação no mínimo original: uma pequena brisa no estômago

Sem comentários: